segunda-feira, 30 de abril de 2007

Atividade 1 : analisando e comentando os blogs


Quando iniciamos esta jornada em 2006, foi apresentado para a turma o tal do BLOG, que acredito ter sido novidade para mais de 90%. Foi compreendido que seria como um Diário de Bordo, onde faríamos o relato de nossas conquistas e dificuldades durante o curso, falando de uma maneira menos formal e com características de "desabafo". Após algum tempo de "adaptação", achei que tinha dominado a ferramenta e estava apta a fazer o que fosse necessário. isto porque ainda não tinha visitado outros blogs, até mesmo porque achava que naõ era uma coisa muito comum, que sinceramente, cheguei a pensar em alguns instantes que era somente "coisa do curso". Quanta ignorância, quanta alucinação, quanta falta de tudo...
Mas é como se diz: quanto mais aprendemos, mais ficamos sabendo que ainda não aprendemos o suficiente.
Agora nesta atividade, visitando e analisando os blogs de diferentes abordagens e características, pude comprovar que ainda tenho muito o que aprender sobre este assunto. Que maravilha aquele blog sobre Cecília Meireles dedicado às crianças! Quantas cores, quanta informação, que bela homenagem.
Outro blog que chamou a atenção pela ediçao foi o Palavra Aberta, a utilização dos recursos como: vídeos, relógio, cursor com mensagem, bubleshare, etc. Não deve ser difícil, mas o problema é saber onde entrar e fazer as alterações necessárias. Por mais que eu tenha investigado na configuração do blog, também fico insegura quando faço alterações, pois eu e minha colega Adriane já fizemos algumas confusões e praticamente misturamos nossos blogs do curso. Que susto! Alguma coisa conseguimos arrumar, outra parte ficou para arrumarmos com os conhecimentos que vamos adquirir no PROA 17.
Analisando os blogs e lendo o texto indicado, anotei algumas expressões como: RSS, Atom, Podcast, ... nossa! Quanto ainda temos para aprender.
São tanos os recursos que encontrei nos blogs visitados que visualisei o meu como sendo um aluno da educação infantil frente a frente com um acadêmico de informática. Tenho muita vontade em aprender como utilizar todos estes recursos, pois a "blogagem"está em alta e os alunos nos questionam sobre tudo.

2 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Obrigada pela visita ao blog. Espero poder contribuir com algumas idéias. beijo!

Suzana Gutierrez disse...

Márcia:

A idéia era justamente esta: que vocês pudessem ampliar a sua visão sobre as possibilidades de um blog e de algumas ferramentas à ele associadas. E que pudessem, também, ampliar a sua rede de contatos (olha a Marli aí :)), abrindo espaço para trocas com outros professores.
O mais, vamos aprendendo/ensinando juntas neste curso.

abraço!

Suzana