terça-feira, 5 de junho de 2007

ATIVIDADE 24: Auto-Avaliação PROA 17


Quando iniciamos a 1ª semana em 23 de abril, com a criação do meu blog para a disciplina e do blog de testes, nos quais tivemos a possiblidade de fuçar à vontade e deixar com a aparência que quiséssemos, fiquei com uma sensação de LIBERDADE, de que agora o "céu é o limite". Sinceramente, as primeiras atividades fiz com grande facilidade, até mesmo já havia realizado antes de serem solicitadas, só por curiosidade e vontade de modificar o que antes tinha medo. Visitando os sítios e blogs indicados, pude encontrar maravilhas que dão ênfase à educação, `a ralização de projetos e sites dedicados às crianças, como o Mundo Encantado de Cecília Meireles.
Achei o máximo trabalhar no Bloglines, uma maneira fácil e ágil de termos à mão os endereços que queremos acompanhar. O Blogroll então, visualizando no blog aqueles sites que selecionamos do Bloglines, que praticidade. Utilizei o bloglines para a realização de todas as atividades de análise dos blogs e sites indicados, o que facilitou as visitas. As atividades que envolveram análise dos blogs das colegas foram de extrema importância para aproximar as colegas, as quais só conhecíamos por participações nos fóruns e entrega de trabalhos das putras disciplinas. passsamos a conhecer mais sobre elas e suas vivências, até mesmo chegávamos a contar d como tínhamos passado a semana, as dificuldades encontradas e o sucesso obtido. Entre todas as atividades, achei esta a mais importante por estreitar os lçaos entre as alunas e os professores da disciplina.
Sempre realizei todas as atividades com preocupação e interesse, sendo que para a realização desta precisei vencer a temperatura de 38,6º que fez com que entregasse com atraso, mas quando se trata de placa na garganta tudo fica complicado, nada que a azitromicina e um punhado de paracetamol não resolva.
Sempre acompanhei os blogs colaborativos das colegas, mesmo antes de ser solicitado uma análise e comentários quanto ao seu desenvolvimento, ficando muito empolgada com as ferramentas apresentadas e muito bem explicadas através de tutoriais e relatos. Fiz cadastro no bublleshare, flickr, del.icio.us, toufee e no slideshare, no qual tentei inúmeras vezes baixar uma apresentação de fotos que fiz do P.A na escola e deu erro, sempre. Não sei o que fiz de errado, troquei de arquivo e sempre deu a mesma coisa, que coisa...
Com a realização da atividade que semana 4, trabalhamos na contrução do blog colaborativo sobe mapas on-line, onde tive a oportunidade de trabalhar com colegas parceiras de verdade, sempre sugerindo, parabenizando, estimulando e prontas para pesquisar. Dividimos tarefas e sempre pedimos sugestões, sendo que todas tiveram liberdade e opinar e expor suas idéias.
Para a realização da versão inicial do nosso blog colaborativo, as colaborações foram espontâneas e o comprometimento foi geral, sendo fundamental a colaboração da colega Bernardete em tudo, sempre motivando, ajudando e colaborando com suas postagens maravilhosas. Sem ela nosso blog não teria a qualidade que apresentamos.
Na verdade, não fiquei com dúvidas sobre qualquer atividade ( só o slideshare, mas acho que é problema de conexão), sempre estive atenta a todas as dicas e realizei todas as atividades opcionais. Meu empenho foi grande, aprendi muito e com certeza mais do que o esperado quando iniciamos a disciplina. Quando passei a conhecer o blog, não imaginei o quanto poderíamos aprender e aplicar, tentar e conseguir, fazer e aprender. Para trabalhar como multiplicadora no NTE, os conhecimentos sobre blog que adquirimos nesta disciplina, são de extrema importância para qualquer trabalho que precise ser realizado na área da pesquisa e comunicação na educação, pois tivemos contato com ferramentas que são úteis para o desenvolvimento de projetos com as mais variadas áreas e níveis de ensino.
Saudades ficarão, agredecimentos e conhecimentos aqui estão.





2 comentários:

Teresinha Bernardete Motter disse...

Márcia, vim de visitar,agradecer a participação no nosso trabalho, vi então o que escreveste, obrigado. Tu sabes que sinto o maior orgulho do nosso grupo, quando entrava e via uma postagem de vocês, pensava: "essas gurias são demais". Espero que possamos continuar o contato. Um grande abraço
Berna

Suzana Gutierrez disse...

Olá Márcia

Que bom que podemos interagir e aprender juntas durante esta disciplina. :)
Estas coisas que ficam, as dúvidas, as dicas, a conversa é coisa que poderemos seguir fazendo. Estamos rede, ora bolas!

abração e bom feriado!