segunda-feira, 21 de maio de 2007

Atividade 21: Visitas e análises dos blogs...

Como atividade 20 do PROA17, fiz a análise do blog das colegas Eliane, Simone, Lúcia e Ediana. Realizei diversos comentários nos mesmos e fiz um comentário final, citando e comentando sobre os recursos, as ferramentas e as modificações realizadas, bem como sobre as postagens dos progressos, dificuldades realizadas e atividades solicitadas.

BLOGS ANALISADOS:

1- Eliane: o blog da colega chama-se: elaine-soares.blogspot.com e apresenta diversos recursos e ferramentas como recadinhos, relógio, identificação do blog no cursor, lista de links, notícias da hora e contatos no Bloglines. A colega criou um blog de testes , onde realiza inúmeras atividades como por exemplo testes de vídeo.
É bastante crítica e minunciosa em seus relatos e observações nas postagens, procurando incrementar o visual do blog inserindo imagens atrativas e utilizando cores alegres, identificando o curso no cabeçalho do blog. Entretanto, percebi que faz quase uma semana que seu blog não é atualizado, inclusive não foram descritos os passos para construção do blog colaborativo sobre Flogs e o relato das conquistas e dificuldades para a realização das atividades da semana 4. Sugeri nos comentários do blog que seria bom que fosse feito um relato mais seguido das atividades, até mesmo porque podemos conseguir informações através de comentários de colegas que entram em nosso blog, de forma espontânea e colaborativa.
2- Simone: o blog da colega chama-se: simoneproa17.blogspot.com e possui um astral bastante tranquilo, apresentando postagens reflexivas e atualizadas, que descrevem suas conquistas e dificuldades, demonstrando que está preocupada com a execução das atividades e do desenvolvimento do blog colaborativo sobre flicks, o qual foi apresentado na lista de links. O blog utiliza várias ferramentas e recursos como: brogroll, recadinhos, foto e lista de links, possuindo carência de figuras ou imagens na barra lateral ou nas postagens. O modelo foi modificado e as cores foram alteradas. Foi criado um blog de testes onde são realizadas preliminares das ferramentas e recursos. Durante a semana sugeri nos comentários que para tornar o blog descontraído e atrativo, podemos inserir figuras nas postagens, de preferência que façam referência ao conteúdo descrito e que tragam alguma mensagem.
3- Lúcia: o blog da colega chama-se: lucia-brusque.blogspot.com e teve seu modelo e as cores alteradas, possui lista de links na lateral, Blogroll e realizou clipagem no Bloglines e comentários que achou interesante. Foi criado um blog de testes onde testou o bubbleshare e exibição de slides. O blog não encontra-se atualizado e possui carência de imagens, tanto na barra lateral quanto nas postagens. Faz parte do blog colaborativo sobre Orkut, sendo que o mesmo não foi apresentado em forma de link. A colega demonstra-se impressionada com a grande quantidade de recursos e ferramentas que estão sendo utilizados nos blogs das colegas, sendo que aproveita as visitas e os comentários para buscar informações e interagir com todas. Está preocupada com a carga horária que tem de trabalho, mostrrando interessada em aprender e realizar as atividades propostas.
4- Ediana: o blog da colega chama-se: proa17edianaperini.blogspot.com e faz uso de inúmeros recursos e ferramentas como: relógio, espaço para recados, mensagem no cursor, calendário, lista de links e blogroll. O modelo do blog foi modificado e está em tela inteira, apresentando uma riqueza de imagens nas postagens, as quais são bem sucintas e externam conhecimento sobre o que se relata, demonstrando que realmente são realizadas leituras e pesquisas. A colega inseriu na barra lateral uma figura que leva ao Clustr Maps, site de mapas on-line que rastreia e disponibiliza os lugares no mundo onde seu blog está sendo visitado. Realizou clipagens no Bloglines de fragmentos de postagens dos blog e participa do blog colaborativo sobre o Google Docs. O modelo e as cores do blog foram modificadas, tornando a apresentação do mesmo em forma de tela inteira, também apresentando modificações no navbar. Apresenta saudação na parte inferior, agradecendo os visitantes pela passagem.

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi menina !

Ficaram muito boas as tuas observações. E las serão importantes para as colegas :)