domingo, 27 de maio de 2007

Atividade 28: Análise dos Blogs Colaborativos



RELATORIO DE VISITAS:

Desde o dia 22 tenho acompanhado a evolução e a construçao da versão inicial dos blogs colaborativos, sendo que os mesmos abordam: Blogs e Flogs, Bubbleshare, Del.icio.us, Flickr, GoggleDocs, ORKUT, Toufee e YouTube.

Blogs e Flogs: A versão inicial do trabalho tem suas partes bastante distintas, sendo que na introduçao está bem explicitado o nome das cursistas, o curso e as professores ( encontrei dois erros de grafia na apresentação: BLOS e doscentes). A introduçao traz bem a realidade sobre blogs e flogs, relatando que o maior uso é por parte de alunos, ao tempo em que esta ferramenta deveria ser utilizada como prática educativa para favorecer a construção de projetos e divulgação de trabalhos. É bem explicado o surgimento dos blogs e flogs, sendo que foi exaustivamente explicado como criar uma conta (palavras do professor Leonardo) para podermos criar um fotolog no servidor myflog. O desenvolvimento traz as aplicações quanto às práticas educativas, posicionando o professor e a escola como colaboradores e relatandocomo estes podem ajudar os alunos em suas atividades com flogs.
Conforme a citação de Alicia Fernandez (2001), “o mais importante na experiência de aprender é o indivíduo saber que é capaz de fazer, que tem poder de aprender”. O relato demonstra que os componentes dedicaram-se à construção do trabalho, preocupando-se em exemplificar quanto a aplicação pedagógica, trazendo citações importantes como a Alicia Fernandez (2001), “o mais importante na experiência de aprender é o indivíduo saber que é capaz de fazer, que tem poder de aprender”.
Achei o som um pouco perturbador, ficaria mais adequado a um blog que traz um assunto que não exige tanta concentração para a leitura. O trabalho é das colegas Neuza Maria Engroff de Ávila, Andréia Abreu, Eliane Soares, Maristela Brizzi e Sônia Souza.
BubbleShare: a versão inicial do trabalho apresenta um tutorial que explica todo o procediemnto para fazermos uma apresentação no bubbleshare, desde o cadastro no site www.bubbleshare.com até a utilização dos recursos para a edição das fotos selecionadas. O trabalho apresenta propostas para o uso pedagógico e faz citações de vários pensadores como: Freinet, Gardner, Paulo Freire e Piaget. A construção do trabalho contou com a colaboraçao de todas, sendo que as mesmas sempre se comunicaram através do próprio blog, interagindo e proporcionando oportunidades a todas para a realização do trabalho. As explicações são bastante objetivas e diretas. Fiquei bastante atraída com as explicações do tutorial, logo que tenha mais tempo vou me arriscar, comentário este quepostei no blog durante as observações da semana. O trabalho é das colegas Clarice Likes, Eveline de Souza Eberle, Ilane Cichelero e Roseclér Lemos.
Del.icio.us: trabalho que visa a abodagem e explicações de tags e folksonomia, fazendo citações de pensadores como: Jean Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e Howard Gardner. Percebi que o trabalho foi realizado somente pela Eloísa, não contando com a colaboraçao das demais componentes previamente informadas. Os links da página fazem referência a imagens do Snap.com, sendo que consta na lateral uma lista dos blogs das colegas do curso. Numa visão geral, o desenvolvimento está bastante reflexivo e poderia trazer mais especificações sobre tags, exemplificando e fornecendo imagens sobre o assunto. O trabalho aparentemente ainda etá em construção, sendo que faz referência às propstas de uso que ainda não estão disponíveis. O trabalho é da colega Eloisa Helena Callai .
Flickr: o trabalho apresenta explicações bem objetivas quanto ao uso desta ferramenta, inclusive fiz meu cadastro mas não consegui ir além. Acho que podriam tem mais imagens juntamente com as explicações para a formação dos slides, bem como quanto a utilização dos recursos disponíveis. O trabalho foi realizado por Margarete Inez, Simone Machado Poglia Nunes, Loiva Centenaro, Deonila Vidaletti e Ledjane Franke. Numa visão geral, o versão inicial explica bem o que são flickrs e para que são utilizados, abordando a teroria do construtvismo de piaget, citando: "o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio a partir de estruturas existentes".
Google Docs: o trabalho apresenta boas explicações sobre o assunto, inclsive são apresentadas imagens relatando passo a passo para a inscrição no site. A versão inicial ainda não está completa, faltando a parte do desenvolvimento que está dividida em várias postagens, as quais tem inúmeros links que levam a explicações muito boas. O trabalho está sendo realizado por Alcione Ethur , Ediana Roseleti Perini e Lisandra Sandini Beutler.
ORKUT: o trabalho apresenta um tutorial que explica passo a passo como aceitar um convite do ORKUT, apresentando também os pontos positivos e negativos desta ferramenta oferecida pela web. A versão inicial ainda não se apresenta bem estruturada, sendo que não encontrei o desenvolvimento formado num só corpo de texto. Foi inserido um comentário de uma usuária do Orkut - Profª Anice( tutora do PROA), escrevendo sobre as possibilidades do ORKUT. Também é apresentada uma enquete do uso do ORKUT na educação e a posição deste em relação à justiça. Em uma de minhas visitas durante a semana, postei nos comentários uma situação que ocorreu no meu município sobre o ORKUT, que fez com que o lado negativo fosse conhecido e sobressaindo-se aos positivos. Acho que todas do grupo deveriam externar o posicionamento quanto ao uso do ORKUT, pois é apresentado apenas da colega Aladir. O trabalho foi realizado por Roselene, Lúcia e Aladir.
Toufee: é um trabalho que foi iniciado em 22 de maio com as colegas, Adriane, Vera Gomes e Ligiane(não percebi colaborações de Mara e Maria) o qual traz explicações sobre esta ferramenta que permite a criação e animação de filmes on-line. Foi apresentado um relatório geral do grupo que especifica todo o trabalho de construção e contato com as integrantes, sendo citado a ausência das duas componentes citadas acima. O grupo está mostrando empenho para dominar esta ferramenta, sendo que o fato de encontrarem explicações em inglês tem complicado as descobertas. Em uma de minha visitas deixei um comentário sobre o http://world.altavista.com/, que pode nos ajudar neste trabalho.
Youtube: o trabalho apresenta uma versão inicial bem distribuida que contém explicações de fácil entendimento quanto ao uso desta ferramenta on-line, sendo relacionadas maneiras de aplicação em sala de aula e para o desenvolvimento intelectual. Faz-se referência a um trecho do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire: “Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar. De estudar descomprometidamente como se misteriosamente, de repente, nada tivéssemos que ver com o mundo, um lá fora e distante mundo, alheado de nós e nós dele.” As explicações são bastante detalhadas quanto a estrutura do site youtube, porém poderiam ser adicionadas figuras capturadas dos passos explicados para complementar o trabalho. Numa visão geral, a versão inicial está muito boa, deixando o visitante satisfeito quanto a qualquer dúvida. O trabalho foi realizado por Helenita Leal, Sirlei Lopes e Tânia Dalfollo.
Histórias em Quadrinhos: este trabalho foi criado em 27 de maio e aborda sobre HQs, sendo que possui apenas uma postagem da colega Luciene que fala sobre a ferramenta. A análise deste blog fica difícil devido às poucas postagens e dificuldade de identificar as componentes. O trabalho está desestruturado, nem sinal da versão inicial, continuarei acompanhando para ter condições de maiores comentários.
Thumbstacks: a versão inicial do trabalho possui explicações bem claras quanto ao uso da ferramenta, sendo que parece que tiveram dificuldades devido ao fato de encontarem explicações em inglês quanto a origem da ferramenta. Percebe-se que fizeram uso do Altavista para a tradução, pois apresentaram trechos em inglês com as devidas traduções logo abaixo. A estrutura da versão inicial está boa, apresentando os procedimentos e os passos para salvar imagens. Percebe-se que ainda há bastante a descobrir sobre o assunto, mas o grupo já deu uma prévia de que está interessado e empolgado. Os componentes são Gelsi Oliveira, Cleonice Pereira, Clarice Ruda, Denise Bonin e Eloice Schaffer.

3 comentários:

Elô disse...

Olá Márcia!!
Estou aqui novamente realizando as devidas observações e a posterior análise de seu blog.
Uma ótima semana pra voCê .Eloisa

Su disse...

Oi Márcia

teus comentários e reflexões estão bastante completos. creio que serão muito importantes para os grupos.

abraço!

Maristela disse...

Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo. Valeu, obrigada.
Maristela - grupo flog