terça-feira, 22 de maio de 2007

Relatório Blog Colaborativo: Mapas on-line

Nosso grupo (Bernardete, Elaine, Aline, Vera e eu, Márcia) pesquisou sobre mapas on-line, sendo que foi desenvolvido de forma colaborativa onde cada componente pesquisou sobre determinados sites relacionados ao assunto e realizou postagens explicativas. A comunicação entre nós foi através dos comentários dos blogs e através de e-mail, sendo que a colegaBernardete foi bastante ágil em criar o blog e super dinâmica e criativa para as postagens. Imediatamente após o convite para participar deste blog colaborativo, já iniciei as pesquisas e comentários referentes às nossas construções para viabilizar o trabalho em grupo e analisar todas o sites que oferecem mapas on-line.
Quando precisarmos localizar determinados municípios temos várias opções para isso, sendo que o Google Earth é o que possui mais recursos e facilidade de navegação, apresentando imagens até mesmo de ruas e estabelecimentos com imagens perfeitas. As cidades que tem maior população e por isso maiores, exibem imagens mais próximas e detalhadas, por exemplo o meu município que possui aproximadamente 61 mil habitantes, quando aproxima demais a imagem fica desconfigurada e borrada. O google earth é um aplicativo que precisa ser executado no computador, sendo possível fazer o download através de sites como o
http://www.baixaki.com.br/ ou http://www.superdownloads.com.br/.
Também visitamos sites que mostram previsão do tempo, trazendo dados sobre precipitação, temperatura, vento e pressão atmosférica, como por exemplo o
Weather e o Inmet e o IBGE. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) é um site do governo federal que oferece dados direcionados à agricultores e pecuaristas, enquanto o Weather e o IBGE apresentam pesquisas que auxiliam no planejamento de viagens e programação para colheitas e plantações.
Através da busca por mapas on-line nos deparamos com inúmeras alternativas que podem nos oferecer conhecimento e informações em relação à localização geográfica e daods estatísticos, ao mesmo tempo em que nos proporciona realizar viagens virtuais a qualquer parte do mundo. Podemos conhecer cidades da Europa em questão de minutos, visualizando estádios de futebol, pontes, monumentos e praças famosas, alternativa para quem tem curiosidade e vontade de conhecer lugares que por inúmeros motivos não temos condições de realizar ao vivo e à cores.
Esta atividade além de trazer conhecimentos sobre diversos assuntos ao mesmo tempo, também conseguiu realizar algo de grande importância: o apoio e a interação entre as colegas. Recebi comentários no meu blog de colegas que nunca tive contato, que somente sabia que faziam parte do grupo mas nunca trocamos uma palavra. Percebi que na verdade trabalhamos todas juntas, formando um único blog da turma proa17, onde em parceria e colaboração trocamos informações e pudemos contar com a disponibilidade de todos, principalmente com dicas e "provocações" dos professores. Para mim, esta atividade teve seus objetivos 100% alcançados, só pelo fato de estreitar os laços entre os colegas e professores. Tiro no alvo!

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Márcia

Penso que compreendeste muito bem o objetivo da atividade. Na realidade vocês estão pesquisando juntas sobre todas estas ferramentas. Este conhecimento será da turma A.

Eu penso que esta interação deva ser constante entre vocês, umas dando suporte às outras. Não esperam os professores solicitarem. Na internet, interagir é a lei.

abraço!