quinta-feira, 31 de maio de 2007

Mas que frio...

Aqui em Carazinho faz tanto frio que já desliguei a geladeira, não tem mais utilidade, é mais gelado fora dela. Até o computador está sofrendo, às vezes ele dá umas "rateadas" que acho que é por causa desta temperatura que sé gaúcho aguenta.
Tentei novamente trabalhar no slideshare, mas não tive sucesso. A apresentação que tento fazer download não entra, dá erro sempre. Já mudei de arquivo e acontece a mesma coisa. Não sei o que estou fazendo de errado. Vou tentar com o bubbleshare, seguindo as intruções do blog colaborativo das colegas.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Iniciando a última semana

Estamos iniciando a 6ª semana da disciplina PROA17, sendo que precisamos:
- realizar uma auto-avaliação de nossa caminhada no blog individual;
- refletir sobre os comentários realizados sobre nosso blog colaborativo nos blogs das colegas, realizando uma síntese que servirá para aprefeiçoar nosso trabalho;
- postar a versão final do trabalho no blog colaborativo.
 
E aproveitando a postagem por e-mail, aproveito para mandar um abraço para todas colegas e professoras.


Um abraço,

Márcia K. Ferron.

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

domingo, 27 de maio de 2007

Atividade 28: Análise dos Blogs Colaborativos



RELATORIO DE VISITAS:

Desde o dia 22 tenho acompanhado a evolução e a construçao da versão inicial dos blogs colaborativos, sendo que os mesmos abordam: Blogs e Flogs, Bubbleshare, Del.icio.us, Flickr, GoggleDocs, ORKUT, Toufee e YouTube.

Blogs e Flogs: A versão inicial do trabalho tem suas partes bastante distintas, sendo que na introduçao está bem explicitado o nome das cursistas, o curso e as professores ( encontrei dois erros de grafia na apresentação: BLOS e doscentes). A introduçao traz bem a realidade sobre blogs e flogs, relatando que o maior uso é por parte de alunos, ao tempo em que esta ferramenta deveria ser utilizada como prática educativa para favorecer a construção de projetos e divulgação de trabalhos. É bem explicado o surgimento dos blogs e flogs, sendo que foi exaustivamente explicado como criar uma conta (palavras do professor Leonardo) para podermos criar um fotolog no servidor myflog. O desenvolvimento traz as aplicações quanto às práticas educativas, posicionando o professor e a escola como colaboradores e relatandocomo estes podem ajudar os alunos em suas atividades com flogs.
Conforme a citação de Alicia Fernandez (2001), “o mais importante na experiência de aprender é o indivíduo saber que é capaz de fazer, que tem poder de aprender”. O relato demonstra que os componentes dedicaram-se à construção do trabalho, preocupando-se em exemplificar quanto a aplicação pedagógica, trazendo citações importantes como a Alicia Fernandez (2001), “o mais importante na experiência de aprender é o indivíduo saber que é capaz de fazer, que tem poder de aprender”.
Achei o som um pouco perturbador, ficaria mais adequado a um blog que traz um assunto que não exige tanta concentração para a leitura. O trabalho é das colegas Neuza Maria Engroff de Ávila, Andréia Abreu, Eliane Soares, Maristela Brizzi e Sônia Souza.
BubbleShare: a versão inicial do trabalho apresenta um tutorial que explica todo o procediemnto para fazermos uma apresentação no bubbleshare, desde o cadastro no site www.bubbleshare.com até a utilização dos recursos para a edição das fotos selecionadas. O trabalho apresenta propostas para o uso pedagógico e faz citações de vários pensadores como: Freinet, Gardner, Paulo Freire e Piaget. A construção do trabalho contou com a colaboraçao de todas, sendo que as mesmas sempre se comunicaram através do próprio blog, interagindo e proporcionando oportunidades a todas para a realização do trabalho. As explicações são bastante objetivas e diretas. Fiquei bastante atraída com as explicações do tutorial, logo que tenha mais tempo vou me arriscar, comentário este quepostei no blog durante as observações da semana. O trabalho é das colegas Clarice Likes, Eveline de Souza Eberle, Ilane Cichelero e Roseclér Lemos.
Del.icio.us: trabalho que visa a abodagem e explicações de tags e folksonomia, fazendo citações de pensadores como: Jean Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e Howard Gardner. Percebi que o trabalho foi realizado somente pela Eloísa, não contando com a colaboraçao das demais componentes previamente informadas. Os links da página fazem referência a imagens do Snap.com, sendo que consta na lateral uma lista dos blogs das colegas do curso. Numa visão geral, o desenvolvimento está bastante reflexivo e poderia trazer mais especificações sobre tags, exemplificando e fornecendo imagens sobre o assunto. O trabalho aparentemente ainda etá em construção, sendo que faz referência às propstas de uso que ainda não estão disponíveis. O trabalho é da colega Eloisa Helena Callai .
Flickr: o trabalho apresenta explicações bem objetivas quanto ao uso desta ferramenta, inclusive fiz meu cadastro mas não consegui ir além. Acho que podriam tem mais imagens juntamente com as explicações para a formação dos slides, bem como quanto a utilização dos recursos disponíveis. O trabalho foi realizado por Margarete Inez, Simone Machado Poglia Nunes, Loiva Centenaro, Deonila Vidaletti e Ledjane Franke. Numa visão geral, o versão inicial explica bem o que são flickrs e para que são utilizados, abordando a teroria do construtvismo de piaget, citando: "o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio a partir de estruturas existentes".
Google Docs: o trabalho apresenta boas explicações sobre o assunto, inclsive são apresentadas imagens relatando passo a passo para a inscrição no site. A versão inicial ainda não está completa, faltando a parte do desenvolvimento que está dividida em várias postagens, as quais tem inúmeros links que levam a explicações muito boas. O trabalho está sendo realizado por Alcione Ethur , Ediana Roseleti Perini e Lisandra Sandini Beutler.
ORKUT: o trabalho apresenta um tutorial que explica passo a passo como aceitar um convite do ORKUT, apresentando também os pontos positivos e negativos desta ferramenta oferecida pela web. A versão inicial ainda não se apresenta bem estruturada, sendo que não encontrei o desenvolvimento formado num só corpo de texto. Foi inserido um comentário de uma usuária do Orkut - Profª Anice( tutora do PROA), escrevendo sobre as possibilidades do ORKUT. Também é apresentada uma enquete do uso do ORKUT na educação e a posição deste em relação à justiça. Em uma de minhas visitas durante a semana, postei nos comentários uma situação que ocorreu no meu município sobre o ORKUT, que fez com que o lado negativo fosse conhecido e sobressaindo-se aos positivos. Acho que todas do grupo deveriam externar o posicionamento quanto ao uso do ORKUT, pois é apresentado apenas da colega Aladir. O trabalho foi realizado por Roselene, Lúcia e Aladir.
Toufee: é um trabalho que foi iniciado em 22 de maio com as colegas, Adriane, Vera Gomes e Ligiane(não percebi colaborações de Mara e Maria) o qual traz explicações sobre esta ferramenta que permite a criação e animação de filmes on-line. Foi apresentado um relatório geral do grupo que especifica todo o trabalho de construção e contato com as integrantes, sendo citado a ausência das duas componentes citadas acima. O grupo está mostrando empenho para dominar esta ferramenta, sendo que o fato de encontrarem explicações em inglês tem complicado as descobertas. Em uma de minha visitas deixei um comentário sobre o http://world.altavista.com/, que pode nos ajudar neste trabalho.
Youtube: o trabalho apresenta uma versão inicial bem distribuida que contém explicações de fácil entendimento quanto ao uso desta ferramenta on-line, sendo relacionadas maneiras de aplicação em sala de aula e para o desenvolvimento intelectual. Faz-se referência a um trecho do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire: “Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar. De estudar descomprometidamente como se misteriosamente, de repente, nada tivéssemos que ver com o mundo, um lá fora e distante mundo, alheado de nós e nós dele.” As explicações são bastante detalhadas quanto a estrutura do site youtube, porém poderiam ser adicionadas figuras capturadas dos passos explicados para complementar o trabalho. Numa visão geral, a versão inicial está muito boa, deixando o visitante satisfeito quanto a qualquer dúvida. O trabalho foi realizado por Helenita Leal, Sirlei Lopes e Tânia Dalfollo.
Histórias em Quadrinhos: este trabalho foi criado em 27 de maio e aborda sobre HQs, sendo que possui apenas uma postagem da colega Luciene que fala sobre a ferramenta. A análise deste blog fica difícil devido às poucas postagens e dificuldade de identificar as componentes. O trabalho está desestruturado, nem sinal da versão inicial, continuarei acompanhando para ter condições de maiores comentários.
Thumbstacks: a versão inicial do trabalho possui explicações bem claras quanto ao uso da ferramenta, sendo que parece que tiveram dificuldades devido ao fato de encontarem explicações em inglês quanto a origem da ferramenta. Percebe-se que fizeram uso do Altavista para a tradução, pois apresentaram trechos em inglês com as devidas traduções logo abaixo. A estrutura da versão inicial está boa, apresentando os procedimentos e os passos para salvar imagens. Percebe-se que ainda há bastante a descobrir sobre o assunto, mas o grupo já deu uma prévia de que está interessado e empolgado. Os componentes são Gelsi Oliveira, Cleonice Pereira, Clarice Ruda, Denise Bonin e Eloice Schaffer.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Recuperando novamente...

Realizei novamente teste de recuperação de postagem no meu blog de testes e para um grande susto tive problemas de sincronização da ADSL com o PC, entrei em contato com a BrasilTelecom e foi tudo ajeitado.


Conforme postei no blog de testes, acredito que este fato não tem relação com a interrupçao da postagem. Foi só pra dar um susto e trazer maiores emoções!


Bom, para minha surpresa esta postagem que não era pra ser acabou ficando também como rascunho: NÃO POR MINHA VONTADE. Quando fui salvar, apareceu uma mensagem dizendo que não foi possível realizar conexão com o Blogger.com.


Eis a prova:






Não foi possível efetuar a conexão com o Blogger.com. Poderá não ser possível salvar nem publicar. Testar conexão agora.

Bom, sendo assim, realizei todas as maneiras possíveis de salvamento de postagens. Esse Blogger é bom mesmo em resgate.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Atividade 22:

Iniciando as atividades da semana 5, realizei uma postagem através de correio eletrônico, utilizando o yahoo -( marciakferron@yahoo.com.br) . Bastante fácil e rápido, como mandar um e-mail como estamos acostumadas. Instantaneamente verifiquei no blog de testes e estava lá a postagem, identificada que foi enviada por correio eletrônico, posteriomente mandei outro para este blog também. Achei muito interessante este tipo de postagem, ideal pela praticidade e eficiência.


Realizei em meu blog de testes a tentativa de recuperar uma postagem, escrevi algumas palavras e fechei o editor. Minutos depois entrei nas postagens do blog e estava na lista como rascunho, editei e conclui a postagem. Depois de salva, a palavra "rascunho foi apagada. Foi muito bom saber que temos este recurso para "manter a calma" quando ocorrer um acidente, tipo apertar na tecla POWER do teclado, como minha filha fez esses dias, só que estava postando no fórum do e-proinfo e lá não temos esse tipo de salvamento (perdi tudo).


Outra novidade que achei 10 foi postar com o Write to my blogs. É um editor com os mesmos recursos que o word, que possibilita realizar postagens nos blogs com o conteúdo que quisermos. O diferencial é toda a "burocracia" que envolve confirmações e autorizações necessárias para este tipo de postagem, sendo necessário inicialmente escrevermos a mensagem e depois seleciona o Blogger(no nosso caso), colocando também o usuário e a senha da conta, depois disso devemos autorizar a postagem selecionando o blog que queremos. Ainda vou tentar mais outras possibilidades e postar novamente sobre o que aconteceu.


Bem, em relação ao SlideShare não deu muito certo. Criei minha conta www.slideshare.net/marciakferron e realizei todos os passos conforme indicado para compartilhar minhas apresentações. Tentei mais de 5 vezes e nada, aparecia uma mensagem dizendo que ocorreu uma falha e que deveria tentar novamente mais tarde (aquela tarja vermelha que aparece na imagem que capturei abaixo). Fiz, refiz e nada. Agora vou criar uma apresentação com o programa de apresentação de fotos que tenho, quem sabe pode ser a apresentação que estava tentando - uma mensagem no powerpoint sobre amizade. Depois de criar a apresentação vou tentar novamente e postar o que acontecer.



Ah, antes de tudo isso, mandei uma foto de minha cidade para o Flickr, agradecendo pela aparição do sol que a tanto tempo não via mais. Entrei naquele link da página da disciplina e atualizei, lá apareceu minha foto pra já. Que maravilha.





Atividades da semana 5

Esta postagem foi realizada através de correio eletrônico, sendo que foi criado um e-mail para postagens nas configurações do nosso blog. Inicialmente realizei uma postagem no meu blog de testes para verificar se havia realizado os procedimentos corretos. Sem mistério, é muito simples. Estas postagens podem ser realizadas para vários blogs ao mesmo tempo, como uma mensagem que enviamos para nossos contatos. Por falar nisso,  vou adicionar os blogs das colegas e da disciplina na lista de contatos para facilitar as postagens por este caminho. Muito fácil, ágil e oportuno. São tantas emoções...
Márcia Ferron turma 3/RS.


Um abraço,

Márcia K. Ferron.

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

terça-feira, 22 de maio de 2007

Relatório Blog Colaborativo: Mapas on-line

Nosso grupo (Bernardete, Elaine, Aline, Vera e eu, Márcia) pesquisou sobre mapas on-line, sendo que foi desenvolvido de forma colaborativa onde cada componente pesquisou sobre determinados sites relacionados ao assunto e realizou postagens explicativas. A comunicação entre nós foi através dos comentários dos blogs e através de e-mail, sendo que a colegaBernardete foi bastante ágil em criar o blog e super dinâmica e criativa para as postagens. Imediatamente após o convite para participar deste blog colaborativo, já iniciei as pesquisas e comentários referentes às nossas construções para viabilizar o trabalho em grupo e analisar todas o sites que oferecem mapas on-line.
Quando precisarmos localizar determinados municípios temos várias opções para isso, sendo que o Google Earth é o que possui mais recursos e facilidade de navegação, apresentando imagens até mesmo de ruas e estabelecimentos com imagens perfeitas. As cidades que tem maior população e por isso maiores, exibem imagens mais próximas e detalhadas, por exemplo o meu município que possui aproximadamente 61 mil habitantes, quando aproxima demais a imagem fica desconfigurada e borrada. O google earth é um aplicativo que precisa ser executado no computador, sendo possível fazer o download através de sites como o
http://www.baixaki.com.br/ ou http://www.superdownloads.com.br/.
Também visitamos sites que mostram previsão do tempo, trazendo dados sobre precipitação, temperatura, vento e pressão atmosférica, como por exemplo o
Weather e o Inmet e o IBGE. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) é um site do governo federal que oferece dados direcionados à agricultores e pecuaristas, enquanto o Weather e o IBGE apresentam pesquisas que auxiliam no planejamento de viagens e programação para colheitas e plantações.
Através da busca por mapas on-line nos deparamos com inúmeras alternativas que podem nos oferecer conhecimento e informações em relação à localização geográfica e daods estatísticos, ao mesmo tempo em que nos proporciona realizar viagens virtuais a qualquer parte do mundo. Podemos conhecer cidades da Europa em questão de minutos, visualizando estádios de futebol, pontes, monumentos e praças famosas, alternativa para quem tem curiosidade e vontade de conhecer lugares que por inúmeros motivos não temos condições de realizar ao vivo e à cores.
Esta atividade além de trazer conhecimentos sobre diversos assuntos ao mesmo tempo, também conseguiu realizar algo de grande importância: o apoio e a interação entre as colegas. Recebi comentários no meu blog de colegas que nunca tive contato, que somente sabia que faziam parte do grupo mas nunca trocamos uma palavra. Percebi que na verdade trabalhamos todas juntas, formando um único blog da turma proa17, onde em parceria e colaboração trocamos informações e pudemos contar com a disponibilidade de todos, principalmente com dicas e "provocações" dos professores. Para mim, esta atividade teve seus objetivos 100% alcançados, só pelo fato de estreitar os laços entre os colegas e professores. Tiro no alvo!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Atividade 21: Visitas e análises dos blogs...

Como atividade 20 do PROA17, fiz a análise do blog das colegas Eliane, Simone, Lúcia e Ediana. Realizei diversos comentários nos mesmos e fiz um comentário final, citando e comentando sobre os recursos, as ferramentas e as modificações realizadas, bem como sobre as postagens dos progressos, dificuldades realizadas e atividades solicitadas.

BLOGS ANALISADOS:

1- Eliane: o blog da colega chama-se: elaine-soares.blogspot.com e apresenta diversos recursos e ferramentas como recadinhos, relógio, identificação do blog no cursor, lista de links, notícias da hora e contatos no Bloglines. A colega criou um blog de testes , onde realiza inúmeras atividades como por exemplo testes de vídeo.
É bastante crítica e minunciosa em seus relatos e observações nas postagens, procurando incrementar o visual do blog inserindo imagens atrativas e utilizando cores alegres, identificando o curso no cabeçalho do blog. Entretanto, percebi que faz quase uma semana que seu blog não é atualizado, inclusive não foram descritos os passos para construção do blog colaborativo sobre Flogs e o relato das conquistas e dificuldades para a realização das atividades da semana 4. Sugeri nos comentários do blog que seria bom que fosse feito um relato mais seguido das atividades, até mesmo porque podemos conseguir informações através de comentários de colegas que entram em nosso blog, de forma espontânea e colaborativa.
2- Simone: o blog da colega chama-se: simoneproa17.blogspot.com e possui um astral bastante tranquilo, apresentando postagens reflexivas e atualizadas, que descrevem suas conquistas e dificuldades, demonstrando que está preocupada com a execução das atividades e do desenvolvimento do blog colaborativo sobre flicks, o qual foi apresentado na lista de links. O blog utiliza várias ferramentas e recursos como: brogroll, recadinhos, foto e lista de links, possuindo carência de figuras ou imagens na barra lateral ou nas postagens. O modelo foi modificado e as cores foram alteradas. Foi criado um blog de testes onde são realizadas preliminares das ferramentas e recursos. Durante a semana sugeri nos comentários que para tornar o blog descontraído e atrativo, podemos inserir figuras nas postagens, de preferência que façam referência ao conteúdo descrito e que tragam alguma mensagem.
3- Lúcia: o blog da colega chama-se: lucia-brusque.blogspot.com e teve seu modelo e as cores alteradas, possui lista de links na lateral, Blogroll e realizou clipagem no Bloglines e comentários que achou interesante. Foi criado um blog de testes onde testou o bubbleshare e exibição de slides. O blog não encontra-se atualizado e possui carência de imagens, tanto na barra lateral quanto nas postagens. Faz parte do blog colaborativo sobre Orkut, sendo que o mesmo não foi apresentado em forma de link. A colega demonstra-se impressionada com a grande quantidade de recursos e ferramentas que estão sendo utilizados nos blogs das colegas, sendo que aproveita as visitas e os comentários para buscar informações e interagir com todas. Está preocupada com a carga horária que tem de trabalho, mostrrando interessada em aprender e realizar as atividades propostas.
4- Ediana: o blog da colega chama-se: proa17edianaperini.blogspot.com e faz uso de inúmeros recursos e ferramentas como: relógio, espaço para recados, mensagem no cursor, calendário, lista de links e blogroll. O modelo do blog foi modificado e está em tela inteira, apresentando uma riqueza de imagens nas postagens, as quais são bem sucintas e externam conhecimento sobre o que se relata, demonstrando que realmente são realizadas leituras e pesquisas. A colega inseriu na barra lateral uma figura que leva ao Clustr Maps, site de mapas on-line que rastreia e disponibiliza os lugares no mundo onde seu blog está sendo visitado. Realizou clipagens no Bloglines de fragmentos de postagens dos blog e participa do blog colaborativo sobre o Google Docs. O modelo e as cores do blog foram modificadas, tornando a apresentação do mesmo em forma de tela inteira, também apresentando modificações no navbar. Apresenta saudação na parte inferior, agradecendo os visitantes pela passagem.

domingo, 20 de maio de 2007

A revolução dos Blogs...


Está sendo muito importante visitar os blogs das colegas, sendo que estou aproveitando para ler os comentários feitos a cada uma e "absorver" informações de outras colegas ou dos professores. Tratando-se de modelo e configuração de blog, precisamos de tempo para investigar e testar as descobertas, vamos visitando os blogs e percebemos que algumas colegas são mais dedicadas que outras, seja por questão de tempo ou não. Já realizei duas visitas em cada blog indicado, sendo que atrvés do Bloglines acabo visitando todos da lista: vejo cada coisa linda. Vamos que a semana está terminando, abraços a todas.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Visitando e viajando...

Início da Atividade 20 - PROA 17
Já visitei os blogs das colegas para análise e comentários, aproveitando para abusar e solicitar algumas dicas para uso de alguns recursos maravilhosos que encontrei, como inserir mensagens junto ao cursor e capturar imagens que ainda não sei. Algumas colegas não tem seu blog atualizado, enquanto outras procuram sempre postar informações novas e inserir links interessantes para consultas e deixar à disposição o endereço da disciplina. Estou analisando cada um deles e realizando comentários nos mesmos.
O nosso blog colaborativo sobre mapas on-line está andando. São tantas ofertas que me deixam "fora do mapa".

O por exemplo, nos permite realizar viagens virtuais a todos os cantos do planeta, oferecendo imagens que em determinados locais são perfeitas. Quando tivermos conecimento e soubermos utilizar todos os recursos, o céu será o limite!

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Não se assuste: é só a semana 4!


E as atividades da semana prometem, estou no grupo que realizará a pesquisa sobre MAPAS, juntamente com as colegas Bernardete, Lenir, Aline, Elaine e Vera. O blog já está criado: http://mapasonline.blogspot.com/, somente estou esperando o convite para iniciar as atividades. São vários relatórios, análiss, postagens e comentários.
Nós temos duas atividades individuais, sendo que a atividade 20 consiste em analisarmos o blog de quatro colegas. Na atividade que realizei sobre clippings, já procurei encontrar algo de destaque e salvar nesta pasta. Analisarei o blog das colegas Eliane, Simone, Lúcia e Ediana.
Vamos lá.

FRIO, VENTO, CHUVA, BLOG, ...


Aproveitando o frio, o vento e a chuva, busquei forças e consegui inserir link na figura dos recados, seguindo orientações das professoras Suzana e Irís. Como já havia trabalhado com o blogroll facilmente nas atividades passadas, aproveitei para trabalhar com os clippings, utilizando o recurso clip/blog - só que primeiro copiei o que achei importante e salvei em blogs (ficando público), depois a professora Suzana informou que podiam ser salvos como clippings para ficarem privativos. Mais uma coisa que aprendi, voltei lá e fiz clipping também. Aproveitei o entusiasmo e criei uma pasta para inserir os links dos sites que foram altamente recomendados para análise e leitura.

Mas legal mesmo achei a atividade/brincadeira, deixando nossos belos rostos coloridos e alegres expostos no blog da disciplina. Quanto recurso, quanta maravilha, quanta informação...

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Testando e aplicando...


Consegui realizar com grande facilidade todas as atividades da 3ª semana, inclusive o Blogroll - apenas achei que apareceria aqui no blog só o link Blogs e dentro dele os blogs selecionados, não toda a relação abaixo do título do Blogroll. Ou será que fiz errado? Ainda não solicitado como atividade, não consegui inserir link em uma figura, como gostaria de ter realizado com o local para os recados em www.aypwip.org/webnot/recadosmarciakferron.
Estou adorando esta disciplina, principalmente o blog para testes que criamos, o qual pertmite que percamos a insegurança no momento de qualquer alteração necessária.
Já havia realizado algumas alterações no NAVBAR e no modelo na 1ª semana, inserindo algumas figuras e modificando o layout. Por enquanto acho que está tudo tranquilo...

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Ainda falta bastante...

Bem, consegui inserir um link para a página de recados, porém não como uma figura. Aí do lado estão os dois: o link e a figura! Mas daqui a pouco consigo. Estou adorando as descobertas.

Busquei as atividades da semana 3 e para meu alívio já fiz algumas na semana passada, "sem querer querendo". Que bom, já fico mais tranqüila.

Testando...testando...



Que interessante...

Agora entendo como nossos professores conseguiam monitorar todos os nossos blog...bloglines. É uma maneira de organizar os blogs que se quer acompanhar e manter-se atualizado, podendo visualizar as últimas postagens e as alterações realizadas. Que ferramenta! Podemos compartilhar textos, anotações, opiniões e leituras. A educação agradece a maneira com que as informações podem ser conduzidas, aproximando o aluno aos conteúdos e proporcionando a atualização destes e dos educadores. Ainda pode-se dizer que estamos engatinhando quanto ao uso do bloglines, mas em virtude do serviço ser gratuito e de fácil acesso podemos ter esperanças que seja amplamente utilizado e aproveitado com seus recursos maravilhosos no espaço escolar. As tecnologias de agregação e distribuição de conteúdos proporcionam a crítica e o debate de assuntos ilimitados, oferecendo crescimento e oportunidades de aperfeiçoamento para os processos e práticas educativas. A tecnologia está à disposição, basta que a desacomodação seja provocada e estas "maravilhas do mundo moderno" passem a fazer parte do cotidiano.

domingo, 6 de maio de 2007

Bloglines...


Como uma das atividades do PROA 17, precisamos abrir uma conta no Bloglines.

Depois da ajuda do tutorial ficou tudo mais claro. Já arrisquei criar pastas para blogs e wikis.

O meu nome de usuário no Bloglines é marciakferron.