RELATORIO DE VISITAS:
Desde o dia 22 tenho acompanhado a evolução e a construçao da versão inicial dos blogs colaborativos, sendo que os mesmos abordam: Blogs e Flogs, Bubbleshare, Del.icio.us, Flickr, GoggleDocs, ORKUT, Toufee e YouTube.
Blogs e Flogs: A versão inicial do trabalho tem suas partes bastante distintas, sendo que na introduçao está bem explicitado o nome das cursistas, o curso e as professores ( encontrei dois erros de grafia na apresentação: BLOS e doscentes). A introduçao traz bem a realidade sobre blogs e flogs, relatando que o maior uso é por parte de alunos, ao tempo em que esta ferramenta deveria ser utilizada como prática educativa para favorecer a construção de projetos e divulgação de trabalhos. É bem explicado o surgimento dos blogs e flogs, sendo que foi exaustivamente explicado como criar uma conta (palavras do professor Leonardo) para podermos criar um fotolog no servidor myflog. O desenvolvimento traz as aplicações quanto às práticas educativas, posicionando o professor e a escola como colaboradores e relatandocomo estes podem ajudar os alunos em suas atividades com flogs.
Conforme a citação de Alicia Fernandez (2001), “o mais importante na experiência de aprender é o indivíduo saber que é capaz de fazer, que tem poder de aprender”. O relato demonstra que os componentes dedicaram-se à construção do trabalho, preocupando-se em exemplificar quanto a aplicação pedagógica, trazendo citações importantes como a Alicia Fernandez (2001), “o mais importante na experiência de aprender é o indivíduo saber que é capaz de fazer, que tem poder de aprender”.
Achei o som um pouco perturbador, ficaria mais adequado a um blog que traz um assunto que não exige tanta concentração para a leitura. O trabalho é das colegas Neuza Maria Engroff de Ávila, Andréia Abreu, Eliane Soares, Maristela Brizzi e Sônia Souza.
BubbleShare: a versão inicial do trabalho apresenta um tutorial que explica todo o procediemnto para fazermos uma apresentação no bubbleshare, desde o cadastro no site www.bubbleshare.com até a utilização dos recursos para a edição das fotos selecionadas. O trabalho apresenta propostas para o uso pedagógico e faz citações de vários pensadores como: Freinet, Gardner, Paulo Freire e Piaget. A construção do trabalho contou com a colaboraçao de todas, sendo que as mesmas sempre se comunicaram através do próprio blog, interagindo e proporcionando oportunidades a todas para a realização do trabalho. As explicações são bastante objetivas e diretas. Fiquei bastante atraída com as explicações do tutorial, logo que tenha mais tempo vou me arriscar, comentário este quepostei no blog durante as observações da semana. O trabalho é das colegas Clarice Likes, Eveline de Souza Eberle, Ilane Cichelero e Roseclér Lemos.
Del.icio.us: trabalho que visa a abodagem e explicações de tags e folksonomia, fazendo citações de pensadores como: Jean Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e Howard Gardner. Percebi que o trabalho foi realizado somente pela Eloísa, não contando com a colaboraçao das demais componentes previamente informadas. Os links da página fazem referência a imagens do Snap.com, sendo que consta na lateral uma lista dos blogs das colegas do curso. Numa visão geral, o desenvolvimento está bastante reflexivo e poderia trazer mais especificações sobre tags, exemplificando e fornecendo imagens sobre o assunto. O trabalho aparentemente ainda etá em construção, sendo que faz referência às propstas de uso que ainda não estão disponíveis. O trabalho é da colega Eloisa Helena Callai .
Flickr: o trabalho apresenta explicações bem objetivas quanto ao uso desta ferramenta, inclusive fiz meu cadastro mas não consegui ir além. Acho que podriam tem mais imagens juntamente com as explicações para a formação dos slides, bem como quanto a utilização dos recursos disponíveis. O trabalho foi realizado por Margarete Inez, Simone Machado Poglia Nunes, Loiva Centenaro, Deonila Vidaletti e Ledjane Franke. Numa visão geral, o versão inicial explica bem o que são flickrs e para que são utilizados, abordando a teroria do construtvismo de piaget, citando: "o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio a partir de estruturas existentes".
Google Docs: o trabalho apresenta boas explicações sobre o assunto, inclsive são apresentadas imagens relatando passo a passo para a inscrição no site. A versão inicial ainda não está completa, faltando a parte do desenvolvimento que está dividida em várias postagens, as quais tem inúmeros links que levam a explicações muito boas. O trabalho está sendo realizado por Alcione Ethur , Ediana Roseleti Perini e Lisandra Sandini Beutler.
ORKUT: o trabalho apresenta um tutorial que explica passo a passo como aceitar um convite do ORKUT, apresentando também os pontos positivos e negativos desta ferramenta oferecida pela web. A versão inicial ainda não se apresenta bem estruturada, sendo que não encontrei o desenvolvimento formado num só corpo de texto. Foi inserido um comentário de uma usuária do Orkut - Profª Anice( tutora do PROA), escrevendo sobre as possibilidades do ORKUT. Também é apresentada uma enquete do uso do ORKUT na educação e a posição deste em relação à justiça. Em uma de minhas visitas durante a semana, postei nos comentários uma situação que ocorreu no meu município sobre o ORKUT, que fez com que o lado negativo fosse conhecido e sobressaindo-se aos positivos. Acho que todas do grupo deveriam externar o posicionamento quanto ao uso do ORKUT, pois é apresentado apenas da colega Aladir. O trabalho foi realizado por Roselene, Lúcia e Aladir.
Toufee: é um trabalho que foi iniciado em 22 de maio com as colegas, Adriane, Vera Gomes e Ligiane(não percebi colaborações de Mara e Maria) o qual traz explicações sobre esta ferramenta que permite a criação e animação de filmes on-line. Foi apresentado um relatório geral do grupo que especifica todo o trabalho de construção e contato com as integrantes, sendo citado a ausência das duas componentes citadas acima. O grupo está mostrando empenho para dominar esta ferramenta, sendo que o fato de encontrarem explicações em inglês tem complicado as descobertas. Em uma de minha visitas deixei um comentário sobre o http://world.altavista.com/, que pode nos ajudar neste trabalho.
Youtube: o trabalho apresenta uma versão inicial bem distribuida que contém explicações de fácil entendimento quanto ao uso desta ferramenta on-line, sendo relacionadas maneiras de aplicação em sala de aula e para o desenvolvimento intelectual. Faz-se referência a um trecho do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire: “Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar. De estudar descomprometidamente como se misteriosamente, de repente, nada tivéssemos que ver com o mundo, um lá fora e distante mundo, alheado de nós e nós dele.” As explicações são bastante detalhadas quanto a estrutura do site youtube, porém poderiam ser adicionadas figuras capturadas dos passos explicados para complementar o trabalho. Numa visão geral, a versão inicial está muito boa, deixando o visitante satisfeito quanto a qualquer dúvida. O trabalho foi realizado por Helenita Leal, Sirlei Lopes e Tânia Dalfollo.
Histórias em Quadrinhos: este trabalho foi criado em 27 de maio e aborda sobre HQs, sendo que possui apenas uma postagem da colega Luciene que fala sobre a ferramenta. A análise deste blog fica difícil devido às poucas postagens e dificuldade de identificar as componentes. O trabalho está desestruturado, nem sinal da versão inicial, continuarei acompanhando para ter condições de maiores comentários.
Thumbstacks: a versão inicial do trabalho possui explicações bem claras quanto ao uso da ferramenta, sendo que parece que tiveram dificuldades devido ao fato de encontarem explicações em inglês quanto a origem da ferramenta. Percebe-se que fizeram uso do Altavista para a tradução, pois apresentaram trechos em inglês com as devidas traduções logo abaixo. A estrutura da versão inicial está boa, apresentando os procedimentos e os passos para salvar imagens. Percebe-se que ainda há bastante a descobrir sobre o assunto, mas o grupo já deu uma prévia de que está interessado e empolgado. Os componentes são Gelsi Oliveira, Cleonice Pereira, Clarice Ruda, Denise Bonin e Eloice Schaffer.
3 comentários:
Olá Márcia!!
Estou aqui novamente realizando as devidas observações e a posterior análise de seu blog.
Uma ótima semana pra voCê .Eloisa
Oi Márcia
teus comentários e reflexões estão bastante completos. creio que serão muito importantes para os grupos.
abraço!
Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo. Valeu, obrigada.
Maristela - grupo flog
Postar um comentário